A SECA DAS NASCENTES: ATÉ QUANDO TEREMOS ÁGUA?




Foto 18A EMEIEF Aurélio Buarque de Holanda, em mais uma fase do Projeto Ambiental, no intuito de conscientizar a comunidade escola no reflorestamento e reposição das matas ciliares nas nascentes d’água e garantir a continuidade deste “bem precioso”, a água, realizou na manhã desta quinta-feira uma visita na propriedade do Sr. Nair Braun, na comunidade do Santa Rosa, onde os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental puderam observar as nascentes já reflorestadas naquela propriedade.

Foto 17Os alunos viram, desde a produção de mudas até a área já reconstruída a quase uma década, para posteriormente defender a ideia na sua própria comunidade. “Gostamos muito daquela propriedade, percebe-se que o sítio dele ficou muito mais bonito com aquele trabalho de reflorestar e sua atividade de criação de gado não ficou prejudicado” afirmou a aluna Eloisa do 8º ano quando retornou para escola entusiasmada com seus colegas para contar do que haviam visto. Acompanharam os alunos nesta visita os professores Jane, Madalena e Filipe que observaram o belíssimo trabalho que o Sr. Nair vem fazendo em seu sítio. “Gostei muito do trabalho dele, e tudo praticamente sem apoio, o projeto dele precisa ser reconhecido” afirmou o Professor Felipe quando contava da afirmação do proprietário que “eu derrubei as matas e agora eu mesmo vou reflorestar.

O próximo passo do Projeto é a produção de mudas de espécie nativas da região e reflorestar uma nascente degradada na região para servir de modelo para a conscientização da comunidade.

Fonte: EMEIEF Aurélio Buarque de Holanda