Comunidades Católicas se reúnem para a preparação da Campanha da Fraternidade 2017




cartaz-da-campanha-da-fraternidade-2017A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Espigão do Oeste reuniu na tarde do último sábado 18, representares de grupos de liturgias, cantos e Celebrações para as discussões e preparação da Campanha da Ecumênica da Fraternidade 2017, que será lança na quarta-feira de cinzas. O encontro aconteceu no Centro de Formação São Francisco de Assis e contou ainda com a presença dos Freeis Cipriano e Frei Jonas representando o Pároco Frei Paul.

100_2539 (Copy)A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

De acordo com o bispo auxiliar e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”.

O texto base da Campanha da Fraternidade 2017 está divido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais, o texto base também traz diversas reflexões nas perspectivas de São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.

O cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil em imagens características de cada região do país, evidenciando a beleza natural do país, onde pode ser identificado os seis biomas brasileiros. O cartaz também mostra o cenário, com os personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Não podemos esquecer de citar também a preocupação e o alerta para os perigos da devastação em curso, despertando a atenção da população brasileira para a criação de Deus.

O hino da Campanha da Fraternidade 2017 também já foi escolhido através de um concurso que foi realizado, que teve como vencedores o padre José Antônio de Oliveira, de Barão dos Cocais (MG) e Wanderson Luiz Freitas da Silva de Goiânia (GO).

100_2538 (Copy)Muitas pessoas se perguntam, “Mas quando a Campanha da Fraternidade começa?”. A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo! Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não, como dissemos, ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.

100_2540 (Copy)Podemos citar alguns exemplos de como a Campanha da Fraternidade 2017 é trabalhada, debatida e refletida com a comunidade, são eles: Cartazes, desenhos, músicas, texto-base, textos voltados para cada pastoral, vídeos e muito mais!