Deputada Glaucione participa de reunião que discutiu melhorias na qualidade do café




Deputada Glaucione Rodrigues-PSDC-11Dez13-Foto A. Correia-Decom-ALE-RO (14)Para discutir melhorias na produtividade e na qualidade do café de Rondônia, a deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC), participou na manhã desta quarta-feira (22) de uma reunião no gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

“A cidade de Cacoal, a capital do café, é a nossa base de atuação e todas as melhorias que pudermos trazer ao setor, para agregar valor ao produto, gerando mais renda aos produtores, sempre terão o nosso apoio”, destacou.

No encontro, o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, reforçou o compromisso em melhorar a qualidade do café produzido em Rondônia. Representantes da Emater e da Agência Idaron também estiveram presentes. “A Emater é fundamental nesse processo, por atuar diretamente no apoio técnico aos produtores rurais”, completou Padovani.

No encontro, o especialista em café Lucas Borghi, falou sobre os desafios do setor e acenou com a possibilidade de melhorias, com a implementação de boas práticas de produção e colheita do café. “Mudanças no processo de colheita, secagem, beneficiamento e armazenagem, já produziriam bons resultados na melhoria da qualidade do café rondoniense”, assegurou Borghi. Ele afirmou ainda que a China, mercado em expansão do café, tem interesse na aquisição da safra rondoniense, por apresentar preços competitivos.

Segundo a deputada, “é preciso aproveitar esse bom momento para melhorar a qualidade do nosso produto, com aumento da produção”.

Produção em crescimento: Em 2013, a produção de café em Rondônia, do tipo conilon (robusta), somou 1.556 mil sacas, representando um crescimento de 4%, em relação ao ano anterior. Rondônia é o 6º produtor de café no país, sendo o 2º produtor de café robusta (conilon).