Filhos: Educação é a única e verdadeira herança que os pais podem deixar




IMG-20170514-WA0002Não tenha pudores para investir tempo e dinheiro na educação dos seus filhos. É o melhor investimento que um parental pode fazer. Além do benefício óbvio, você ainda estará ajudando a construir um mundo melhor.

No fim das contas, o tempo e o dinheiro não dedicados a esse fim custarão o dobro (ou muito mais) mais tarde. Com filhos que jamais conseguiram entrar no ritmo de uma formação profissional.

Foi assim que Nicomedes e Diomara fizeram, investiram nos estudos da filha Danubia Lara Pereira de Souza que formou-se em Enfermagem pela FAP e para a alegria dela e de seus pais a vitória foi ainda maior com o “Titulo Destaque Acadêmico” que ela conquistou (Certificado foto abaixo)

Em toda a Bíblia podemos verificar a importância dos filhos na vida dos pais. Em Gênesis, Abraão e Sara sonhavam com uma criança.  Além deles, Raquel desejava tanto um herdeiro que chegou a dizer, “Dá-me filhos, senão morrerei” (Gn 30.1). Já nos livros históricos nos deparamos com uma mulher chamada Ana, que chorava diante de Deus rogando por uma descendente. Em resposta à sua oração, Samuel foi uma bênção na vida dos pais e também de toda a nação.

Conforme o Salmo 127, os filhos são uma bênção, uma herança do Senhor. Nós encontramos nesse texto quatro verdades em relação aos filhos.  Vejamos:

Em primeiro lugar, os filhos são dádivas de Deus então porque não investir para que consigam uma formação acadêmica a content. Os filhos não são obras do acaso. Os pais podem até não planejarem o nascimento de uma criança, mas Deus já estava com olhos postos nela. Davi entendeu essa realidade ao dizer, “… tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl 139).

IMG-20170514-WA0001Em segundo lugar, os filhos são preciosos. Não é o carro, nem mesmo a casa construída com tanto labor, nem o dinheiro investido durante anos. Na verdade, a herança do Senhor, o benefício mais precioso concedido aos pais, não são os bens materiais, e sim os filhos. Os filhos são preciosos e fazem do lar um local repleto de tesouros.

Em terceiro lugar, os filhos são úteis. Como frutos ou flechas – tornam o lar um pomar ou um arsenal. Em Jerusalém, as portas da cidade eram o local em que se realizavam as transações legais mais importantes (Dt 21.19; Rt 4.1;  Am 5.12), e era de grande ajuda ter uma família temente a Deus para dar apoio nessas ocasiões.

Em quarto lugar, os filhos nos trazem vitórias. Se os inimigos tentassem invadir a cidade, quanto mais filhos um casal tivesse, maiores seriam as vitórias. Os pais não seriam envergonhados.

Parabéns Danubia Lara Pereira de Souza pela sua conquista e pela alegria que conseguiu oferecer à seus pais Nicomedes e Diomara.