Fórum eleitoral deve continuar em prédio improvisado




IMG_3043 (Copy)O Fórum Eleitoral de propriedade do Tribunal Regional Eleitoral de Espigão do Oeste, mudou de endereço desde meados de 2017, para a Avenida Sete de Setembro nº 3071 – em frente a Pemazza Auto Peças.

IMG_3040 (Copy)Ocorre que o prédio antigo, na Rua Rio Grande do Sul ao lado da Defensoria Pública não oferecia mais condições de trabalho à equipe do TRE, em virtude de falta de espaço para o exercício das atividades especialmente as de biometria, espaço para acomodar o público e ainda alguns problemas de reforma do prédio.

IMG_3039 (Copy)Para isso, o Tribunal solicitou da Administração Municipal a doação de um espaço maior do terreno de 2 a 5 metros, situação que já está em fase final de ser solucionada. Por fim o Tribunal ainda depende da parte orçamentária para iniciar a reforma e a ampliação da sede que deve ocorrer ainda neste ano de 2018. Com isso o atendimento do Fórum continuará na Avenida Sete de Setembro 3071.

IMG_3041 (Copy)O chefe de Cartório do Fórum Eleitoral de Espigão do Oeste, José Barbosa alertou aos eleitores que por um motivo ou outro ainda não fizeram a biometria, devem comparecer no Fórum até o mês de maio. Caso contrário continuarão com o título cancelado e só poderão voltar a fazer a biometria após o período eleitoral de 2018.

O Tribunal Regional eleitoral também continua com o Programa de adesão do mesário voluntário e faz um alerta aos acadêmicos de todos os cursos e servidores públicos de modo geral para participarem dessa adesão.

O programa Mesário Voluntário existe para incentivar o cidadão a participar da prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos e estreitar laços entre a Justiça Eleitoral e a comunidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, considerando a importância deste tema, realiza, desde 2004, ações neste sentido e, em 2014, editou a Resolução TRE-RO nº 28/2014, que regulamenta o Programa Mesário Voluntário em Rondônia.

O programa envolve três projetos: Mesário Universitário, Empresa Cidadão e Concursos Culturais; todos visando estimular a participação voluntária de cidadãos nas atividades das eleições, de forma consciente e espontânea, despertando o interesse no processo democrático.

A intenção é reunir mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição, proporcionando um excelente atendimento ao eleitor, bem como motivar e valorizar estes mesários, por meio de iniciativas culturais.