Ministro das Comunicações sinaliza apoio para levar telefonia móvel aos distritos de Rondônia




9- Ministro Paulo Bernardo - governador confucio e deputado carlos magno  - zozimo macedo)Com o objetivo de levar a telefonia móvel a todos os distritos do Estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura reuniu-se nesta terça-feira (03), em Brasília, com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, representantes da Anatel e das principais empresas de telefonia do país, além do deputado federal Carlos Magno e da superintendente da Sibra, Elizete Lionel. O ministro das Comunicações destacou a importância do pleito para Rondônia e elogiou a atitude do governador. “Confúcio Moura é nosso parceiro, é uma pessoa que temos muita estima, principalmente pela seriedade”, disse. Segundo ele, a decisão de Confúcio em abrir mão de uma parte dos impostos do setor de telecomunicações para ajudar a fazer a infraestrutura e atender os distritos que hoje não estão abrangidos pela legislação, é atitude merecedora de elogios.

Paulo Bernardo colocou-se à disposição para contribuir no projeto, e pediu apoio aos técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ajudar Rondônia, caso seja preciso fazer algum projeto técnico. “Normalmente não é função do  Estado cuidar disso, mas aqui nós temos técnicos na Anatel e também vamos conclamar as empresas a participarem dessas chamadas públicas para colocar serviços de telecomunicações móvel, internet para a população que não está atendida em Rondônia. Acho que é um projeto meritório e nos precisamos ajudar nisso”, falou.

Para Confúcio Moura, Rondônia possui 87 distritos sem telefonia móvel, por isso a importância do projeto. “Com isso, vamos levar telefonia para todo o Estado. Vamos iniciar com os 20 distritos maiores e depois progressivamente vamos elevando o serviço para os demais”, enfatizou o governador sobre a importância da interligação de comunicação dos distritos com o Brasil por meio da internet. “É um anseio, é uma expectativa de todos”, destacou o governador.

Confúcio falou ainda da participação do Ministério das Comunicações em outros projetos junto à Telebrás denominado de Infovia Rondônia. “Nós estamos trabalhando no sentido de transformar Rondônia em um Estado digital, integrado 100%. Todas as reservas indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas  e os distritos. Nós vamos cobrir  o céu de Rondônia por uma iluminação favorável de comunicação”, pontuou.

Para o deputado Carlos Magno, essa demanda de prestação de serviços da telefonia móvel aos distritos rondonienses é o item número 01 das reivindicações, depois da criação de municípios. “A gente sabia que, se dependesse do governador nós iríamos ter esse momento que foi da audiência com todas as empresas de telefonia para apresentar uma proposta do governo com relação a levar primeiro um número de 20 distritos, para na sequência atingir todos os distritos do Estado”, finalizou.

 

Texto e fotos: Zózimo Macêdo
Fonte: Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – Sibra