PM vai comprar caminhões com canhões de água para dispersar multidões




13190293A Polícia Militar de São Paulo vai comprar caminhões equipados com canhões de jato de água e de tinta, utilizados para dispersar multidões.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, a compra de quatro veículos do tipo “riot control” (controle de tumulto) são parte de uma licitação internacional para aquisição de equipamentos, anunciada pelo comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira.

Segundo Meira, a ideia é ter os caminhões para a Copa do Mundo, em 2014, para o caso de acontecerem novas manifestações. A PM confirmou que o edital está em elaboração, mas ainda não tem data definida para lançá-lo.

Alternativa às bombas de gás lacrimogêneo (embora possa dispará-las), o equipamento lança também jatos de água com tinta para colorir a roupa dos manifestantes, facilitando a identificação dos que se envolvem com violência.

De acordo com a reportagem, serão gastos U$ 30 milhões (R$ 67 milhões) na concorrência, que incluirá a aquisição de carros blindados para a Tropa de Choque, cartucheiras calibre 12 para incursões em áreas consideradas de risco, e dois robôs programados para desarmar bombas.

A técnica de dispersão com canhões de água foi bastante utilizada nas recentes manifestações populares na Turquia. Segundo o coronel, nenhuma PM brasileira tem os caminhões especiais.